As férias acabaram para os alunos da rede pública e privada de ensino. Depois de duas semanas de descanso, os estudantes devem retornar à rotina de estudos até o dia 19 de dezembro, se não houver alteração no calendário escolar do Estado.
Nas 108 escolas estaduais que compreendem a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), 40 mil estudantes devem retornar até o final desta semana. Há escolas, como em São Pedro do Sul, que já haviam reiniciado as aulas e outros que estão por recomeçar, pois estão alinhados com o calendário escolar municipal.
Na rede municipal, em Santa Maria, os cerca de 18 mil alunos voltaram a ocupar seus assentos nos bancos escolares de 74 escolas, segundo a secretaria municipal. Além dos milhares de estudantes das instituções privadas.
Cada escola é autônoma na elaboração do seu calendário de atividades, sendo obrigada a cumprir 800 horas/aula para o Ensino Fundamental e 1.000 horas/aula. Não houve registros de falta de professores ou outros problemas fora da normalidade, garantiu a assessoria da 8ª CRE .